Amamentação durante a vacina: entenda mais

A amamentação durante a vacina, mais do que em outros momentos, faz toda a diferença para o bebê e também para a mãe!

O dia da vacina do bebê, para muitas famílias, é marcado pelo coração apertado por conta da dor. Entretanto, diminuir o incômodo sentido pelos bebês é algo possível, usando um método simples e natural.

Em um documento publicado pela OMS, recomenda-se a amamentação durante a vacina e imediatamente após. Isso porque, a sucção é analgésica para os bebês. O leite materno é regado por endorfina, substância química que ajuda a suprimir a dor e também reforça a eficiência da vacina. Além disso, não podemos esquecer que a amamentação durante a vacina aumenta a segurança da mãe e diminui a ansiedade da mesma.

A recomendação é que o bebê esteja no seio durante a vacinação e também alguns minutos após o processo. E não, o bebê não irá associar a amamentação com o momento ruim.

Amamentação durante a vacina é um direito

Não é difícil encontrarmos relatos de mães que se depararam com profissionais que não permitem que os bebês sejam amamentados durante a aplicação da vacina. Estes, ainda, pintam um cenário de risco a saúde da criança, alegando o risco de broncoaspiração.

Entretanto, como diz o Ministério da Saúde: “Caso a criança esteja em aleitamento materno, oriente a mãe para amamentá-la durante a vacinação, para maior relaxamento da criança e redução da agitação”.

É fato que você não precisa amamentar, caso não queira, se sinta insegura ou não consiga levar o bebê para vacinação. Contudo, você pode amamentar nesta situação sem colocar a saúde do seu pequeno em risco. Afinal, diversos estudos apontam a eficácia da amamentação durante a vacina como medida para o alívio da dor.

Estratégia válida também para o teste do pezinho

O Teste do Pezinho é um exame obrigatório para recém-nascidos, sendo capaz de identificar diversas doenças de forma precoce. O mesmo é feito, normalmente, entre o 3° e 5° dia de vida do bebê, através da coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar da criança.

Também indica-se a amamentação durante o procedimento, a fim de garantir o alívio e conforto para o pequeno.

A importância da vacinação

A aplicação das vacinas em bebês é algo essencial para a redução da morbimortalidade infantil e proteção para o desenvolvimento dos pequenos. A imunização previne contra diversas doenças infecciosas evitáveis, mas, infelizmente, a cobertura vacinal em nosso país vem caindo.

Não só em crianças, mas em toda a população, a vacinação se faz necessária como um todo. Por isso, as unidades Dr. Vacina estão a postos, com higienização adequada, uso de máscara e distanciamento social, para atender você e o seu pequeno com a melhor atenção existentes.

Além das vacinas normais do calendário vacinal, contamos com doses diferenciadas, que garantirão ainda mais proteção para toda a família. Quer saber mais? Então, confira qual é a unidade Dr. Vacina mais próxima de você e marque a sua visita!

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

AMAMENTAR DURANTE A APLICAÇÃO DA VACINA PRODUZ ALÍVIO DA DOR. Maternidade sem neura. Consultado em 15 de novembro de 2021.

A amamentação durante procedimentos dolorosos em crianças. Saúde RJ. Consultado em 15 de novembro de 2021.

Leia Também:

Quais as vacinas mais importantes para um bebê?

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?