Imagine com uma simples vacina, tomada ainda durante a gestação, proteger seu bebê contra doenças altamente perigosas?
É esse o trabalho que a dTpa faz no corpo das gestantes.
O principal objetivo dessa vacina é proteger o feto contra o tétano neonatal e coqueluche no recém-nascido. É aplicada durante a gestação, por volta do último trimestre de gravidez (a partir da 20 semana) para que a mãe passe a produzir anticorpos e transmiti-los ao feto através da placenta e do leite, aumentando assim em 78% a proteção do recém-nascido contra essas doenças. Mas é importante frisar: a cada gestação, uma nova dose da dTpa deve ser aplicada!
Pessoas próximas aos recém-nascidos também podem se vacinar.
Foi constatado que recém-nascidos podem adquirir doenças não apenas através do contato com a mãe, mas também por pessoas de próximo convívio, e apenas os indivíduos que já tenham tido a doença ou tenham recebido no mínimo três doses da vacina não correm o risco de adquiri-la. Por isso também é indicado a esse grupo como pais, avós e babás a tomarem a dTpa, reduzindo ainda mais a chances de contágio, produzindo um ambiente mais seguro e saudável para o bebê!
Falta da dTpa no SUS
Infelizmente, a vacina dTpa está em falta em toda a rede pública brasileira. Segundo o Ministério da Saúde, houve problemas com a conservação da vacina durante sua distribuição, comprometendo assim a qualidade de um grande lote de vacinas. A reposição da dTpa já foi solicitada, mas leva tempo até que sua distribuição esteja normalizada em todo o território nacional.
Aqui no Dr. Vacina, o nosso estoque de dTpa está normalizado e pronto para imunizar e proteger toda sua família! Entre em contato com a nossa equipe, tire todas as suas dúvidas e tome essa vacina tão importante: http://bit.ly/WhatsDrvacina.
Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP- Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.