4 doenças silenciosas que podem ser prevenidas

Você já soube de alguma história de alguém próximo a você que estava bem de saúde e, de repente, descobriu uma doença já em estágio avançado e com tratamento paliativo? São as doenças silenciosas…

Essas doenças ficam incubadas no organismo, muitas vezes por anos, e são, infelizmente, diagnosticadas tardiamente. Como os sintomas não são perceptíveis pelo paciente logo no início da contaminação, o corpo não dá sinais de que está doente.

Uma maneira de prevenção pouco informada para as pessoas é que essas enfermidades – as que trataremos aqui nesse artigo – podem ser evitadas com vacina

Vamos conhecer quais doenças silenciosas podem ser evitadas se você tomar adequadamente as vacinas indicadas? Continue nos acompanhando.

Quais são essas doenças?

1. Hepatite A

Essa doença é transmitida por um vírus, que pode estar presente na água ou nas fezes de pessoas contaminadas. A maioria dos casos registrados no Brasil ocorre em áreas com pouca infraestrutura sanitária e condições socioeconômicas baixas.

Os sintomas da hepatite A, em grande parte dos casos de contaminação, passam despercebidos. Quando aparecem, os sintomas são dor abdominal, febre, vômito, tontura e cansaço.

2. Hepatite B

Assim como no tipo A, a Hepatite B é uma inflamação no fígado causada por vírus. O que difere o tipo A do B é a forma de transmissão.

No caso da Hepatite B, a transmissão é através de fluidos corporais, como saliva e sêmen.

3. HPV

Transmitida por vírus, o HPV, na maioria dos casos, não tem sintomas. A transmissão ocorre em relações sexuais e causa lesões internas, que são assintomáticas.

A prevenção do HPV é uma das principais medidas para o combate do câncer do colo do útero.

4. Meningite

É uma infecção que leva à inflamação do tecido que envolve a medula e o cérebro. Pode causar infecção generalizada no paciente.

Diagnosticada em pacientes jovens, os adolescentes são os principais transmissores da doença.

É causada por uma bactéria (Neisseria meningitidis) e evolui rapidamente, com alta taxa de mortalidade.

De que forma prevenir?   

Determinadas vacinas de prevenção a doenças silenciosas foram programadas para serem aplicadas ainda na primeira infância, como a vacina para a Hepatite A e a para a Hepatite B.

Já a vacina contra HPV é recomendada que seja tomada na adolescência, com idades distintas para homens e mulheres.

Para as meninas, a idade recomendada é entre 9 e 14 anos. E para meninos dos 11 aos 14 anos. A vacina contra HPV não precisa de indicação médica.

Já no caso da meningite, as vacinas indicadas são aplicadas a partir dos dois meses de vida. A idade limite para receber a vacina é 50 anos.

Para finalizar o artigo, é importante ressaltarmos que as 4 doenças silenciosas das quais falamos aqui podem ser transmitidas. Para evitar epidemias delas, portanto, a vacinação da totalidade da população é o método mais eficaz de combate a essas doenças.

Na Unidade Dr. Vacina São José dos Campos você encontra uma equipe de profissionais treinados para prestar o melhor atendimento para você ou para sua família. 

Se preferir, também possuímos o serviço de atendimento residencial, que garante a sua privacidade.

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados