Banner interno

Quais vacinas um adulto deve tomar?

Quais vacinas um adulto deve tomar?

Você já parou para pensar sobre quais vacinas um adulto deve tomar? Manter a caderneta de vacinação em dia é algo essencial!

Você sabe quais vacinas um adulto deve tomar? Muitos associam a vacinação apenas às crianças, mas os adultos também devem se vacinar. Inclusive, existem várias imunizações disponíveis que homens e mulheres precisam receber a partir dos 20 anos.

Elas afastam a possibilidade de doenças, desde as mais simples, como a gripe, até as mais sérias que podem evoluir para um câncer. Portanto, a vacinação não pode ser ignorada.

Entretanto, muitas vezes, a negligência acontece. Dados de uma pesquisa realizada em 2017 com 8,5 mil pessoas em seis países, mostra que 69% dos adultos brasileiros entrevistados não estavam com a vacinação em dia. 

Além disso, 15% afirmaram que as vacinas são destinadas apenas aos bebês ou crianças. Portanto, para mudar essa realidade, que tal conhecer quais vacinas um adulto deve tomar?

Dupla adulto - dt (difteria e tétano) é uma das primeiras vacinas 

Ambas são bactérias, a difteria atinge as amídalas, faringe, laringe e nariz. Já o tétano é uma bactéria provocada por meio de ferimentos ou lesões na pele. A mesma deve ser tomada a cada dez anos, por toda a vida, sendo a primeira aos 20 anos. 

Caso você não tenha tomado a vacina nessa idade, deve receber a imunização agora e começar a seguir o esquema de uma dose a cada década a partir de então.

Influenza (gripe) está entre as vacinas que um adulto deve tomar 

Protegendo contra o vírus da H1N1, esta vacina deve ser tomada uma vez por ano, entre os meses de abril e maio. Para a população geral, sobretudo pessoas com comorbidades, nós do Dr. Vacina, contamos com a vacina e fazemos a aplicação residencial para maior comodidade.

Meningite B e ACWY também está nessa lista

Afastando o vírus meningococos, essa vacina tem uma particularidade. A mesma faz parte do calendário infantil. Contudo, a imunização contra meningite C só passou a ser oferecida aos bebês na rede pública a partir de 2010. Além disso, contra a meningite B, assim como a ACWY encontra-se somente em rede particular.

Por isso, grande parte dos adultos sequer tem essa imunidade. Assim, para quem tem mais de 20 anos, recomenda-se tomar uma dose da vacina meningocócica ACWY (ou apenas a C). Esta, acompanhada de duas doses da meningocócica B, com intervalo de um a dois meses entre elas. Todas elas estão disponíveis apenas em rede particular.

HPV 

A vacina contra a doença sexualmente transmissível deve ser tomada por adultos que nunca receberam a primeira dose em qualquer idade. A segunda dose deve ser aplicada de um a dois meses depois. Já a terceira, seis meses após a primeira dose. 

Mesmo sendo indicada apenas para crianças e adolescentes antes do início da vida sexual, os adultos também podem se beneficiar com a vacina, pois existem mais de 150 tipos de vírus HPV.

Pneumonia (pneumococo) 

Afastando a infecção respiratória grave causada pelo pneumococo, a recomendação é tomar essa vacina ao completar 60 anos e outra de reforço após cinco anos. Caso haja recomendação médica, a mesma pode ser aplicada entre os 50 e 59 anos. 

Por fim, entre as vacinas que um adulto deve tomar, Herpes zóster 

Decorrente da reativação do vírus da varicela-zóster, mesmo quem já desenvolveu a doença deve tomar. A dose é única e recomendada após os 60 anos, mas pode ser adiantada, em caso de solicitação médica. Pessoas com a imunidade debilitada só devem receber a vacina com indicação médica.

Vacinas que um adulto deve tomar caso não tenha recebido na infância

Além dessas, que fazem parte da caderneta de vacinação de um adulto, ainda deve-se ter atenção às vacinas não tomadas na infância. Caso algumas delas estejam em falta, a vacinação deve ser feita. Estas são:

  • Febre amarela;
  • Hepatite B;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Hepatite A;
  • Varicela.

Enfim, agora que você já sabe quais vacinas um adulto deve tomar, é hora de conferir a carteira de vacinação. Vacinação também é um ato de amor, por isso, proteja-se!

Precisando se vacinar? Procure pela unidade mais próxima de você e agende seu horário.

Enfermeira Responsável Técnica

Patricia Ruiz

COREN 226-788

Leia também

Gripe X Covid: semelhanças e diferenças

O vírus da Gripe e Covid estão em nosso meio e, mesmo com sintomas semelhantes, a vacinação é capaz de garantir o diagnóstico e tratamento...
Leia mais

Vai viajar? Vacinas em dia são essenciais!

Viajar proporciona momentos incríveis, mas para que estes momentos possam ser desfrutados, contar com as vacinas em dia é essencial.Se você vai viajar nos próximos...
Leia mais