Banner interno

Vacina de Gripe Quadrivalente 2021: saiba tudo!

Vacina de Gripe Quadrivalente 2021: saiba tudo!

Com a proximidade do inverno, o Brasil dá início à campanha de imunização contra o vírus Influenza. As vacinas previnem gripes tradicionais e outras cepas, como a H1N1 e a H3N2. A eficiência é de 60% a 70%.

O vírus Influenza é responsável por causar sintomas como febre alta, cefaleia, dor muscular e tosse seca. A vacina previne a doença e casos graves, principalmente relacionados a doenças respiratórias, evitando idas a hospitais, em tempos de coronavírus. 

As unidades do Dr. Vacina de Sorocaba-SP, Salto-SP e Cerquilho farão a vacinação a partir do final de março. Quem quiser reservar a dose, deve entrar em contato com as unidades. 

 

Confira as principais perguntas:  

 

Quem deve tomar a vacina da gripe em 2021?

A indicação é que todos, a partir de 6 meses de idade, tomem o imunizante. No ano passado, com o surgimento da pandemia de Covid-19, a recomendação se intensificou para evitar agravamento de doenças respiratórias.

 

Quem tomou a vacina contra a gripe em outros anos deve tomar em 2021?

Sim. A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que todos tomem a vacina da gripe em 2021, já que, com o passar do tempo, os anticorpos que o corpo produz contra a gripe vão diminuindo. Além disso, o vírus da gripe é altamente mutável (capaz de sofrer modificações) e as vacinas são atualizadas constantemente, sendo capazes de proteger contra novas cepas ou subtipos do vírus.

 

Quais são as principais vantagens de tomar a vacina de gripe em 2021?

•          Prevenção contra vários subtipos do vírus Influenza, evitando que o corpo desenvolva a doença;

•         Ajuda a manter o sistema imune mais forte, fazendo com que o organismo esteja pronto para lidar com outras patologias perigosas rapidamente; 

•          Potencializa a saúde, deixando o organismo mais disposto; 

•          Reduz a necessidade de idas a unidades de saúde, evitando exposição para contrair o coronavírus;

•          Colabora para o diagnóstico de casos suspeitos de coronavírus, reduzindo a superlotação e contribuindo com os serviços locais de saúde.

 

Quais são os principais cuidados e contraindicações da vacina de gripe?

•          Adiar a vacinação em caso de febre;

•          Compressas frias para aliviar a dor e o inchaço no local da vacina;

•          Sintomas inesperados ou graves devem ser notificados ao serviço que realizou a vacinação;

As contraindicações e cuidados aos pacientes vacinados são:

•          Pacientes com histórico de síndrome de Guillain-Barré (SGB) devem passar por avaliação médica criteriosa até 6 semanas após a primeira dose da vacina;

•          Caso a pessoa esteja com imunodepressão, natural ou medicamentosa, é indicado buscar orientação médica.

Leia também

Qualquer pessoa pode tomar vacina?

A dúvida se qualquer pessoa pode tomar vacina é compartilhada por muitas pessoas. Que tal saber mais sobre o assunto?Você já parou para se perguntar...
Leia mais

Quais as vacinas mais importantes para um bebê?

Você sabe quais são as vacinas mais importantes para um bebê? Confira todos os detalhes neste artigo!Uma das primeiras coisas que os pais pensam ao...
Leia mais