Já ouviu falar sobre o significado do Agosto Dourado? O mês ganhou protagonismo para simbolizar não apenas o incentivo, mas também a luta sobre a importância da amamentação em todo o mundo.
A escolha da cor dourada tem ligação justamente ao padrão “ouro” do leite materno e sua qualidade inquestionável. Nesse conteúdo, iremos abordar tudo sobre o tema e sua relevância e ainda informar todos os benefícios acerca do leite materno.
Como iniciou o Agosto Dourado?
O Agosto Dourado, como já mencionado, é um mês que tem como foco central erguer a bandeira da amamentação e sua grande importância para a saúde do bebê.
Em outras palavras, é importante lembrar que um bebê saudável, certamente, se tornará automaticamente um adulto com uma saúde fortalecida.
A campanha foi criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em 1990, na cidade de Nova Iorque. O grande objetivo neste primeiro encontro era estabelecer a Declaração de Innocenti.
Assim, é ela que aborda sobre a relevância do aleitamento materno e abre caminho para que esse debate ganhe espaço mundial. Após ser assinado por diversos países, em 1991 estabeleceu-se a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (Waba – sigla em inglês).
E, foi dessa forma que, no ano seguinte, a Aliança consolidou a semana Mundial do Aleitamento Materno (Smam), onde todos os anos é escolhido um tema a ser trabalhado em aproximadamente 120 países.
Quais os benefícios da amamentação desde o parto?
O Agosto Dourado é um período que ajuda a lembrar não apenas a importância do aleitamento materno para o bebê, mas também para a mãe. Ambos são beneficiados de muitas formas.
O Bebê
Confira os principais benefícios da amamentação para o bebê:
- Permite estabelecer maior conexão com a mãe;
- Sua inteligência ganha estímulo;
- Lidam com menos quadros de cólicas por conta da melhor digestão;
- Corre risco menor de contrair doenças alérgicas;
- Dentes mais fortalecidos;
- Ajuda a prevenir várias doenças (respiratórias, fonoaudiólogas e psicomotoras) devido à sucção.
A mãe
Veja alguns dos benefícios do aleitamento materno para a mãe:
- Diminui as chances de sangramento no pós-parto pela produção da ocitocina;
- Previne a osteoporose;
- Contribui para a redução de peso;
- Diminui as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, bem como o câncer de mama, ovário e endometriose.
Um pouco sobre as fases da amamentação
Outro ponto importante acerca do Agosto Dourado é que ajuda com que mais pessoas passem a compreender melhor a amamentação. Aliás, a amamentação é tão importante quanto as primeiras vacinas de um bebê recém-nascido, sabia?
Assim, é interessante também saber identificar as quatro fases do aleitamento materno e a relevância de cada uma delas:
- ainda no trabalho de parto há uma liberação de diferentes hormônios, que serão responsáveis pela produção do colostro (primeiro leite) e a apojadura (descida do leite);
- a hora de douro consiste no contato da pele entre a mãe e o bebê;
- a descida do leite (apojadura) deve acontecer em até 15 dias depois do parto. Nesse período, a produção de leite aumenta substancialmente, além de apresentar uma maior quantidade de gorduras;
- consolida-se o leite maduro, que se mostra bem rico em minerais, proteínas essenciais e, claro, vitaminas.
Não há como negar que a amamentação é um ato de amor, que proporciona mais segurança e proteção. Isso vale tanto para o bebê como para a mãe, como bem mencionamos.
O Agosto Dourado celebra toda essa relevância, além de trazer luz sobre o fato de que o aleitamento materno é um poderoso aliado contra infecções respiratórias e alergias.
Sabendo dessa importância, nós, da Dr. Vacina, desenvolvemos um artigo que fala exatamente sobre questões respiratórias. Confira aqui como a pneumonia e o coração podem estar relacionados!
Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.