Adultos também podem tomar a vacina contra HPV?

O surgimento de câncer é a mais grave complicação do HPV. A infecção sexualmente transmissível (IST) atinge as mucosas e causa verrugas nas regiões genital e anal. A boa notícia é que a vacina contra o HPV é eficaz e de fácil acesso.

Embora as entidades de saúde priorizem nas campanhas de conscientização o público adolescente, o imunizante também é indicado para adultos. Para você compreender como funciona a vacina contra o HPV preparamos este conteúdo. Confira!

O que você precisa saber sobre a vacinação contra o HPV

A vacina contra o HPV tem caráter preventivo. Seu objetivo é proteger contra o Papiloma Vírus Humano. A doença é transmitida especialmente através da relação sexual e, em alguns casos, pode ocorrer a transmissão da mãe para o bebê, durante o parto.

A imunização contra a doença é oferecida por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação do Programa Nacional de Imunização, portanto, é que meninas a partir dos 9 anos e meninos a partir dos 11 anos recebam o imunizante.

O SUS ainda disponibiliza a vacina contra HPV para alguns grupos de pessoas com até 26 anos. Entre eles estão quem convive com HIV, pacientes oncológicos em quimioterapia ou radioterapia, bem como transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea.

Para adolescentes de até 15 anos, o esquema vacinal envolve duas doses, com intervalo entre elas de 6 a 12 meses. Já para os maiores de 15 anos são três aplicações, com intervalo de 2 meses entre a primeira e a segunda e mais 4 meses para a terceira.

Qual a importância da vacina do HPV

Pelas características do HPV, ela é uma das ISTs que não têm no uso do preservativo sua principal forma de prevenção. Isso ocorre porque o vírus que causa a doença se aloja em toda a região genital, não apenas no pênis, vagina ou ânus.

Por isso é tão importante a vacina contra HPV. O imunizante pode proteger contra diferentes variantes da doença. Além disso, garante a prevenção de diferentes formas de câncer, como o de colo de útero, vagina, pênis, ânus e orofaringe. 

Protege, ainda, contra lesões pré-cancerosas e verrugas genitais.

O HPV é a principal causa de câncer de colo de útero, que registra 16 mil diagnósticos a cada ano no Brasil. O vírus também é responsável por 75% dos cânceres de vagina e por 70% dos cânceres de vulva.

Adultos também podem tomar o imunizante?

A resposta é sim, embora o imunizante não esteja disponível na rede pública para todos os adultos. A recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações é vacinar as mulheres até os 45 anos e os homens até os 26 anos.

Pessoas que não se enquadram nestes grupos também podem ser imunizados. Neste casos, porém, a necessidade da imunização deve ser avaliada por um médico.

Quer saber mais sobre a vacina contra o HPV? Então, entre em contato com a clínica Dr. Vacina. Além de dispor do imunizante em nossas unidades, também oferecemos o atendimento domiciliar. Confira!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados