O que são vacinas combinadas e qual sua importância?

Você já ouviu falar das vacinas combinadas? Preocupar-se com sua saúde é algo que deve ser um padrão cotidiano de todos os cidadãos, pois são inúmeras as doenças que se pode contrair!

Assim, manter exames em dia e, principalmente, sua caderneta de vacinação atualizada são aspectos essenciais para coexistir em sociedade. 

Nesse sentido, quando falamos de imunização, existem diversos tipos de vacinas, como as combinadas. Cada vez mais estudos são realizados, pois elas prometem proteger não apenas contra um vírus ou bactéria, mas sim a diversos ao mesmo tempo. 

Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas no século passado, como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. 

E a utilização de vacinas combinadas foi um dos fatores que contribuíram para esse controle.  Saiba mais detalhes sobre o que são as vacinas combinadas, suas diferenças com as outras e as mais utilizadas para prevenção.

O que são vacinas combinadas?

As vacinas combinadas são conhecidas por protegerem contra mais de uma doença e com apenas uma única aplicação.

Assim, são consideradas uma alternativa prática porque substituem as aplicações separadas de vacinas. No entanto, para sua disponibilização é necessário um estudo prévio com comprovação da eficácia e de seus efeitos colaterais

Nesse sentido, algumas vacinas disponíveis na modalidade são:

  • Hepatite A+B: no lugar da vacinação isolada para Hepatites;
  • Hexavalente acelular: contra difteria, tétano, coqueluche, poliomielite inativada, Haemophilus influenzae tipo B e hepatite B;
  • Pentavalente acelular: contra difteria, tétano, coqueluche, poliomielite inativada e Haemophilus influenzae tipo B;
  • Quádrupla bacteriana acelular: contra difteria, tétano, coqueluche e poliomielite inativada;
  • Tetravalente acelular: contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae tipo B;
  • Tetra viral: contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela;
  • Tríplice viral: contra sarampo, caxumba e rubéola.

A maioria delas são aplicadas em crianças. Por esse motivo, elas surgiram justamente da necessidade de diminuir o número de aplicações e, assim, reduzir a dor na criança, o número de visitas ao posto ou à clínica de vacinação. 

Além disso, serviu para evitar o atraso no calendário vacinal e ainda facilitar a logística necessária para o transporte e armazenamento das vacinas, reduzindo custos no setor de saúde.

As vacinas combinadas agem de forma diferente?

Seu objetivo é diminuir o número de injeções e reduzir os eventos adversos. Assim, nelas os antígenos bacterianos são ligados a carregadores proteicos (polissacarídeos) gerando uma resposta de longa duração dos anticorpos.

No entanto, sua forma de agir acaba sendo diferente porque há uma alta dose contra diversos vírus ou bactérias, o que necessita de uma alteração na dose para não comprometer sua eficácia. 

Mantenha sempre seu corpo protegido!

Enfim, saúde também é sinônimo de vacinação em dia! Portanto, não se esqueça de ficar atento ao calendário de vacinação, e sempre conhecer sobre as vacinas que você precisa tomar, como as vacinas combinadas, que estão se tornando revolucionárias para a cobertura vacinal no país. 

Agora que você já conhece sobre as vacinas combinadas e sua importância, venha conhecer a clínica Dr. Vacina Morumbi e se proteja contra as doenças, além de prevenir que quem está próximo a você também corra riscos. 

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 na Dr. Vacina.

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados