Com sintomas de febre alta, manchas vermelhas e bolhas na boca, mãos e pés, a doença mão-pé-boca é bem famosa, principalmente entre crianças! Venha saber mais.
A doença mão-pé-boca é causada por um vírus chamado Coxsackie, da família dos enterovírus. É contagiosa e normalmente ataca o sistema digestivo, causando estomatites.
Embora seja incomum, pode acometer adultos. Porém, é mais provável de aparecer na infância, principalmente antes dos 5 anos de idade.
O nome da doença se dá pelo local de aparecimento das lesões que, de maneira geral, surgem nas palmas das mãos, plantas dos pés e na região da boca.
Quais os sintomas da doença mão-pé-boca?
Entre suas características mais comuns, estão:
- Febre alta antes do aparecimento das lesões;
- Boca, amígdalas e faringe com manchas vermelhas e vesículas branco-acinzentadas no centro, que podem se tornar úlceras;
- Lesões e erupções de bolhas nas palmas das mãos e na planta dos pés, mas que também podem aparecer nas nádegas e na região genital.
Os sintomas em geral começam com febre, mal-estar, falta de apetite e os gânglios aumentados, podendo também levar a vômitos e diarreia.
Portanto, febre e dores de garganta são os sintomas mais comuns, seguidos das lesões e erupções cutâneas. Mas, nem todas as infecções provocam todos estes sintomas, podendo ser confundidas com um resfriado comum.
O vírus fica incubado no corpo pelo período de 1 a 7 dias. Por causa da dor, pode-se enfrentar dificuldade para deglutir, por isso é importante manter o cuidado na alimentação e na hidratação da criança infectada.
Como a doença mão-pé-boca é transmitida?
A doença é transmitida pelas vias oral/fecal, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva ou outras secreções do infectado.
Pode-se também ser transmitida através de alimentos e objetos contaminados. E, mesmo depois de recuperada, pode-se transmitir o vírus por meio das fezes durante um período de 4 semanas.
Existe um tratamento ou prevenção para a doença?
Ainda não existe uma vacina contra a doença mão-pé-boca.
De maneira geral, essa infecção cessa espontaneamente após alguns dias e, por isso, a maior parte dos casos sintomáticos é feito com antitérmicos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico.
Existem medicamentos antivirais, mas estes só são utilizados em casos mais graves de desdobramento da doença.
O ideal é: repouso, ingestão de líquidos e uma boa alimentação.
Para evitar a transmissão, é preciso tomar alguns cuidados, como higienização de locais e objetos onde a criança infectada está.
Além de evitar o contato com outras crianças enquanto durar a infecção. Lavar as mãos, higienizar copos, pratos e talheres e trocar as roupas de cama ao fim da infecção são boas práticas de higiene que devem ser mantidas.
Agora que você conhece mais sobre essa doença que acomete muitas crianças, fique atento aos sintomas e procure um médico para traçar o melhor plano de tratamento para o caso.
A Dr. Vacina está sempre à disposição para ajudar com quaisquer dúvidas que possam surgir. Entre em contato conosco.
Fonte:
Doença mão-pé-boca. Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde. Acesso em 25 de maio de 2022.