Vacina da gripe: devo tomar todo ano?

Se você já viu alguma campanha para a vacina da gripe acontecendo e está se perguntando se deve tomá-la todo ano, continue lendo o texto de hoje! 

A gripe, nome comum dado ao vírus da Influenza, é uma doença respiratória que acomete muitas pessoas e causa danos já há muitos anos, e pode ser confundida com resfriados. Existem 3 tipos de vírus da influenza: A, B e C. 

Os tipos A e B são os mais importantes em termos clínicos, já que causam cerca de 75% das infecções. Os tipos A e B sofrem mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais – e também pelas hospitalizações e agravamentos. Enquanto o tipo C geralmente não causa nenhuma doença grave. 

Existe um calendário vacinal para a vacina da gripe que serve como prevenção. Que tal saber mais sobre ele e entender o porquê você deve tomar esse imunizante todos os anos? Continue lendo as próximas linhas e saiba mais!

O que é a doença e para que serve a vacina da gripe? 

A gripe é uma infecção que pode atacar os pulmões, garganta e nariz, transmitida através de secreções infectadas pelo vírus da Influenza. Ainda que possa ser contraída todo ano, o pico da epidemia é nos períodos mais frios. 

Seus sintomas mais comuns são:

  • Febre;
  • Dor de Cabeça;
  • Coriza;
  • Tosse; 
  • Dor Muscular; 
  • Calafrio; 
  • Fadiga; 
  • Congestão. 

Porém, existe prevenção com a vacina da gripe! 

A vacinação garante a imunização e criação de anticorpos. Ou seja, evita que o vírus consiga se instalar em nosso organismo, nos protegendo. 

É uma forma de prevenção que diminui a incidência da doença, então impede que ela se agrave. Portanto, ela não nos protege somente de forma individual, mas também coletiva. 

Além da vacina da gripe, existem outros tipos de prevenção, como: higienizar bem as mãos, cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, evitar tocar os olhos, nariz e boca e evitar compartilhar objetos pessoais.

Eu tomei a vacina da gripe ano passado, devo me vacinar neste ano? 

A vacinação anual é fundamental. A Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) alerta que após seis meses da aplicação, a proteção cai progressivamente. 

Outro motivo importante é que ano após ano, os vírus são modificados e diversos subtipos passam a circular. Então, mesmo que o efeito da vacina durasse mais tempo, não é garantido que ela vá proteger contra o vírus que circulará no próximo inverno. 

Por isso, sempre tome as doses de reforço da vacina da gripe. 

Então, qual vacina da gripe devo tomar? 

Atualmente, existem 2 tipos de vacina que podemos tomar contra a gripe: a trivalente e a quadrivalente

trivalente protege contra 2 subtipos do vírus influenza A, causador da gripe sazonal, como o H1N1 e o H3N2. Além disso, possui proteção a pelo menos 1 subtipo de influenza B. 

quadrivalente protege também contra os 2 subtipos H1N1 e H3N2, mas adiciona proteção contra mais um subtipo da influenza B. 

Aqui no Dr. Vacina, oferecemos avacina quadrivalente contra a gripe. Quer saber mais sobre ela? Entre em contato conosco, agende seu horário em uma de nossas unidades mais próxima de você ou agende o seu atendimento domiciliar. 

Não deixe de se vacinar, a prevenção contra a gripe é fundamental para a sua saúde e a saúde da sociedade. 

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

Fonte:

Perguntas e respostas sobre a gripe. Sociedade Brasileira de Imunizações. Acesso em 02 de abril de 2022. 

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados