Vacina para crianças e adolescentes é a melhor prevenção contra Covid-19

Felizmente, a vacina para crianças e adolescentes contra a Covid-19 foi aprovada pela Anvisa e este público poderá ser, de uma vez por todas, imunizado.

Infelizmente, do início da pandemia até o final do ano passado, cerca de 2.500 crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos morreram por Covid-19 no Brasil. Além disso, pelo menos 1.400 crianças receberam o diagnóstico de Síndrome Inflamatória Multissistêmica e, por isso, sofrem um extremo risco com essas novas variantes.

Tendo esses dados em mente, devemos falar sobre a vacina para crianças e adolescentes. Já existiam muitos motivos nos quais reforçavam a importância da vacinação para este público, mas com a chegada da ômicron, que tem uma maior transmissibilidade, as crianças e adolescentes se tornaram um grupo com maior risco de infecção, considerando observações feitas em outros países.

A vacina reduz a transmissão, bem como previne casos graves e mortes

Um dos motivos mais fortes que movimentam o pedido de vacinação contra Covid-19, sobretudo em crianças, é a busca por impedir casos graves e mortes sobre este público. Estamos falando de uma doença que passa por ciclos inesperados e novas variantes estão surgindo cada vez mais.

Na Europa e nos Estados Unidos, onde a ômicron está mais forte, as crianças e adolescentes estão sendo o principal alvo de contágio e transmissão. Neste contexto, torna-se algo de extrema urgência garantir doses imunizantes para este público.

Além disso, não podemos esquecer que a vacina garante elevada eficácia na prevenção da Covid-19. Assim, a vacinação em crianças e adolescentes se torna uma alternativa real de controle e prevenção, afastando as chances de hospitalizações, sequelas e mortes.

Aplicação da Pfizer em crianças é permitida pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), anunciou a aprovação do uso da vacina Pfizer na imunização de crianças entre 5 e 11 anos no último dia 16 de dezembro. 

A autorização se baseia em evidências científicas, nas quais mostram que, quando administrada no esquema de duas doses em crianças desta faixa, a vacina pode afastar as chances de doenças graves e potencialmente fatais causadas pelo SARS-CoV-2.

Durante as pesquisas feitas, antes da aprovação, os especialistas encontraram um bom desempenho da vacina inclusive contra a variante Delta. Além disso, nenhum evento adverso foi relatado por conta da vacina, um fato que garante total segurança para a aplicação das doses.

Vale destacar que as doses das vacinas para crianças contam com apenas um terço em relação à dose e formulação comum. Além disso, a formulação pediátrica difere, o que faz com que a diluição da dose de adulto não seja possível para a dose de criança.

Enfim, a vacina para crianças e adolescentes é a melhor opção para a prevenção deles e de todos ao seu redor. Portanto, incentive e acompanhe seu filho na vacinação, isso fará toda a diferença para paralisarmos este vírus!

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

Por que é preciso vacinar crianças contra a Covid-19 o quanto antes? Entidades médicas apoiam urgência da imunização infantil. Instituto Butantan. Consultado em 06 de janeiro de 2022.

Leia Também:

Vacinas obrigatórias e vacinas recomendadas: entenda a diferença

Vacinação Infantil: primeiras vacinas do bebê e pacote vacinal da infância