Segunda dose da vacina contra Covid-19: quase 800 mil pessoas em SP ainda não tomaram

A segunda dose da vacina contra Covid-19 é essencial para completar o esquema vacina e garantir a imunização em massa. Mas, infelizmente, muitas pessoas ainda não tomaram.

Logo que chegaram, a ansiedade pela busca da vacina foi extrema. Vimos pessoas furando filas, outras indignadas com a demora da chegada das doses. Entretanto, neste momento em que a grande parte da população já tomou a primeira dose, enfrentamos um grande problema: a falta de comparecimento para a segunda dose da vacina contra Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde aponta que, apenas na capital paulista, quase 800 mil pessoas estão sem a segunda dose da vacina. O motivo? Não se sabe. Mas as equipes de frente reforçam diariamente a necessidade de completar o ciclo vacinal para uma maior proteção contra a doença.

Em dados divulgados no dia 30 de dezembro, Guarulhos somava 2.272.055 doses aplicadas contra a Covid-19. Destas, 1.063.812 de primeira dose, 979.604 de segunda dose, 37.506 de doses únicas e 191.133 doses adicionais.

Por que a segunda dose da vacina contra Covid-19 é tão importante?

Em um esquema vacinal, quando se existe uma previsão de segunda dose, é porque se comprovou a eficácia do imunizante a partir destas duas aplicações. Portanto, quem não completa o esquema vacinal acaba ficando mais vulnerável a infecção, ao contrário daquela que recebeu as duas doses.

Assim, além de se expor ao risco, aquele que não toma a segunda dose prejudica diretamente no controle da circulação do vírus, inclusive, abrindo caminho para o surgimento de cepas mais resistentes da doença.

Neste momento, sobretudo, a medida farmacológica de maior comprovação e eficácia no mundo são as vacinas. Sendo assim, qual o sentido de uma pessoa tomar apenas uma dose e não buscar pela segunda? Quem faz isso acaba tendo a falsa ilusão de proteção e compromete diretamente a sua saúde e a de pessoas próximas.

Tome já sua vacina!

Perdeu a data da segunda dose ou mudou de ideia sobre a importância do ciclo completo e quer regularizar a situação? Antes tarde do que nunca! Mesmo fora do prazo é possível receber a vacina, basta se dirigir até o ponto de vacinação, receber a dose e seguir a vida.

A reação é um dos motivos que está te fazendo não querer tomar a segunda dose da vacina? Entenda que estes sintomas são passageiros e não devem ser motivo para que se abra mão de um esquema vacinal completo. Para que a transmissão do vírus seja freada, a imunização coletiva é necessária.

Portanto, faça a sua parte e compartilhe essa ideia!

Patrícia Ruiz – COREN- SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

FONTE

Vacinação contra Covid-19: a importância da segunda dose. Ministério da Saúde. Consultado em 04 de janeiro de 2022.

Leia Também:

Vacinas obrigatórias e vacinas recomendadas: entenda a diferença

Vacinação Infantil: primeiras vacinas do bebê e pacote vacinal da infância