4 vírus respiratórios que você precisa ter cuidado

A chegada do inverno aumenta a incidência de casos de doenças respiratórias, inclusive, você conhece os principais vírus respiratórios? 

Os vírus respiratórios têm muito em comum, pois manifestam sintomas parecidos e são altamente transmissíveis. Portanto, eles podem se desenvolver como um leve resfriado ou até mesmo chegar a uma pneumonia com graves complicações, que podem ser diretamente pelo vírus ou por condições pré-existentes. 

Por isso, separamos 4 vírus respiratórios que desenvolvem doenças que exigem a nossa atenção especial. Vamos conferir?

Influenza é um dos principais vírus respiratórios desta época

O vírus da influenza já é bem conhecido por seus sintomas e poder de transmissão. É do tipo endêmico e tem maior incidência no inverno, além de ser bastante mutável. 

Existem vacinas disponíveis para conter o vírus, podendo ser encontradas tanto no sistema público de saúde, quanto em clínicas de vacinação particulares. 

Com 2 tipos de vacina, trivalente e quadrivalente, que protegem contra os tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B – sendo a trivalente, apenas um tipo, e a quadrivalente, 2 tipos de influenza B. 

Os maiores e mais conhecidos sintomas deste vírus respiratório são febre e dor no corpo, além de tosse seca, coriza e dor de garganta. 

Adenovírus

Responsável pela infecção das vias respiratórias inferiores e superiores, pode causar resfriados e gripes, além de bronquites, conjuntivites e, até mesmo, doenças no trato intestinal. 

Também possuem ligação com outros tipos de quadros clínicos, como otite, febre faringoconjuntival, gastroenterite e cistite. 

Podem infectar pessoas de qualquer idade, mas crianças costumam ser mais infectadas. Existem, atualmente, 51 tipos conhecidos deste vírus. 

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) 

É um dos principais responsáveis pela infecção respiratória, principalmente em recém-nascidos e crianças pequenas. Causam bronquiolite, dificultando a respiração. 

São sintomas semelhantes aos causados em resfriados, como tosse, coriza e dores no corpo, mas o nosso corpo é capaz de combater esse vírus naturalmente. 

Este é bastante transmissível por vias nasais e bucais, a partir do contato direto, e são bem comuns no inverno. 

Rinovírus entre os vírus respiratórios

São os maiores causadores de resfriados comuns. Eles são transmitidos através do contato direto entre pessoas, embora também possam ocorrer através de aerossóis. 

Os resfriados podem levar a complicações como pneumonias, por isso, exigem atenção. Seus sintomas mais comuns são dores de garganta, febre, tosse e dores de cabeça. 

Por existirem mais de 160 tipos de rinovírus humanos, é possível pegar vários resfriados durante a vida. 

*Bônus: Coronavírus

Muito conhecido atualmente, também é um vírus respiratório altamente transmissível que devemos tomar cuidado. Atualmente, encontramos diversas vacinas para o SARS-CoV-2, o responsável pela pandemia. 

Esse subtipo acomete também outras funções do corpo, como sistema nervoso, cardíaco, renal e outras mudanças. 

Enfim, considerando que a maioria dessas doenças respiratórias apresentarem sintomas muito parecidos, é importante conhecê-los e buscar orientação médica ao perceber qualquer sinal de distúrbio. 

Outra forma de prevenção é a vacinação. Portanto, entre em contato conosco e conheça as vacinas que temos disponíveis para a sua proteção e de sua família.

Patrícia Ruiz – COREN – SP 226-788 – Enfermeira Responsável Técnica. Concluiu a graduação de Enfermagem em 2009 na universidade UNIP – Sorocaba. Atua desde 2017 no Dr. Vacina.

Fonte: 

Saiba quais são os principais vírus respiratórios conhecidos. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Acesso em 16 de maio de 2022. 

Leia Também:

Quais são as vacinas dos dois meses para os bebês?

Verão em São Caetano: Dicas e Cuidados